Menu
4 cuidados que todo motociclista deve ter com os pneus da sua moto

13/08/2020

4 cuidados que todo motociclista deve ter com os pneus da sua moto

Descubra como cuidar dessa parte tão importante de sua motocicleta


Nem todo motociclista dá a importância que deveria aos pneus da moto. Pneus, em muitos casos, são encarados como elementos secundários, que só recebem atenção quando furam ou quando surge uma bolha.

Não deveria ser assim! Pneus são o ponto de contato da moto com o solo. Eles são essenciais para que a pilotagem ocorra de maneira estável e segura. Daí a necessidade de assegurar que a manutenção dos pneus esteja em dia.

Não vale a pena esperar um problema maior acontecer com o pneu. Realmente não vale o risco! Pensando nisso, listamos 4 cuidados fundamentais que vão te ajudar a manter os pneus da sua moto na mais perfeita ordem. Vem com a gente!

Troque os pneus no tempo certo

Pneus têm data de validade. Você já deve ter notado que todo pneu possui desenhos com profundidade (sulcos) na parte que toca o solo. Uma das principais finalidades desses desenhos é possibilitar o escoamento de água quando a motocicleta passa por solos molhados, o que ajuda a manter a estabilidade. Quando esses sulcos ficam mais rasos e a profundidade se torna inferior a 1,6 mm, está na hora de trocar o pneu, isso porque, já não há  espaço suficiente para o escoamento, favorecendo assim derrapagens.

Calibre os pneus periodicamente

A calibragem dos pneus é uma medida que otimiza o consumo de combustível, além de melhorar a estabilidade da motocicleta, proporcionar maior conforto na pilotagem e segurança nas frenagens. Além disso, calibrar os pneus é um cuidado que diminui significativamente  os riscos de desgastes e deformações prematuras, prolongando assim a vida útil desses itens tão importantes. O ideal é checar os pneus e fazer a calibragem a cada 15 dias ou conforme a recomendação do fabricante. A inspeção sempre deve ser feita com os pneus frios, uma vez que quando estão aquecidos, a pressão interior altera, podendo gerar imprecisões.

Não rode com pneus deformados ou com bolhas

Se perceber bolhas e deformidades nos pneus de sua moto, evite rodar com ela nessas condições. Quando os pneus apresentam bolhas na lateral interna ou externa, isso é um indicativo de que o reforço lateral pode ter se rompido. Tal situação pode ocorrer por conta de um forte impacto, como por exemplo, passar por um buraco. Caso não tome providências imediatas, o pneu pode estourar posteriormente enquanto você pilota. Melhor prevenir, concorda?

Compre pneus em lojas de confiança

Adquira pneus em lojas de boa reputação, preferencialmente na mesma concessionária onde adquiriu sua moto. Esse cuidado é importante para garantir que o pneu é de qualidade. Além disso, em lojas de confiança você pode esclarecer suas dúvidas e contar com um suporte técnico mais qualificado, o que dificilmente acontece ao comprar pneus em supermercado ou de segunda mão em borracharias.

E você, quais cuidados costuma adotar para manter os pneus da sua moto em dia? Alguma sugestão importante ficou de fora do nosso post? Comente!

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • 5 riscos de comprar peças paralelas para equipar sua moto

    26/06/2020

    5 riscos de comprar peças paralelas para equipar ...

    São muitas as opções existentes no mercado quando se trata de peças de rep...

  • QUARENTENA: COMO PREVENIR PROBLEMAS QUANDO A MOTO FICA PARADA POR MUITO TEMPO?

    30/03/2020

    QUARENTENA: COMO PREVENIR PROBLEMAS QUANDO A MOTO ...

      Desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, m...

  • 5 dicas de pilotagem para quem está começando

    06/02/2019

    5 dicas de pilotagem para quem está começando

    Você tirou a carteira, conquistou sua primeira moto e está quase pronto para...

  Avisos Importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure nossa concessionária ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui.