Menu
5 Dicas indispensáveis de calibragem de pneus

22/05/2020

5 Dicas indispensáveis de calibragem de pneus

Você sabe de quanto em quanto tempo deve calibrar o pneu da sua moto?


Você sabia que 1 em cada 7 pessoas que pilota ou dirige conduz os veículos com a pressão dos pneus bem menor do que o recomendado? Essa é uma atitude arriscada, afinal, a calibragem dos pneus está intimamente relacionada com a estabilidade do carro ou da moto.

A quantidade de ar nos pneus e, consequentemente, a sua pressão influenciam diretamente na resistência do rolamento. Só para ter ideia, a resistência pode diminuir em até 18% por causa da calibragem.

Para ter noção da gravidade de não manter os pneus calibrados, o motorista ou motociclista podem sofrer derrapagens e acidentes sérios por causa desse descuido. Para completar, calibrar os pneus aumenta a durabilidade desse item e ainda pode gerar uma economia de até 26% no combustível.

Quer saber como manter os pneus da sua moto sempre calibrados? Veja só!

1. Faça o básico bem feito

A calibragem dos pneus é simples e rápida. O passo a passo básico consiste em pegar a tabela, tirar a tampinha e levar o calibrador até o pneu. Quando o número que você selecionou for atingido, um sinal sonoro avisará que o processo chegou ao fim. É importante que antes de iniciar a calibragem você confira o estado da mangueira. Evite o uso de calibradores em mau estado, com mangueira ressecada ou válvula mal encaixada. Cheque também se eles estão regulados. Esse cuidado é fundamental para atingir a pressão ideal. 2

2. Calibre os pneus quando eles estiverem frios

Muitos motociclistas calibram os pneus de suas motos em qualquer lugar e a qualquer hora. Em muitos casos eles realizam o processo em postos de combustível, no meio do dia. Isso pode prejudicar fortemente a carcaça, que é a parte mais resistente dos pneus. Ou seja, com essa estrutura impactada, a durabilidade do pneu pode diminuir. Prefira fazer a calibragem dos pneus em lugares especializados, preferencialmente pela manhã, quando eles estiverem frios e com partículas de ar mais estáveis dentro da câmara. Assim a calibragem será mais precisa.

3. Use a pressão indicada pelo fabricante

Calibre os pneus com a pressão indicada pelo fabricante. Essa informação geralmente consta no manual da moto e no próprio pneu. Respeite sempre a tabela de pressão, que leva em conta três itens: medida, pressão com carga e pressão sem carga.

4. Calibre os pneus periodicamente

Não seja displicente com a calibragem dos pneus da sua motocicleta. Se você a utiliza diariamente, calibre uma vez por semana. Se usa com menos frequência, a calibragem dos pneus pode ser feita a cada 15 dias.

5. Considere o tipo de estrada

Ao calibrar os pneus, considere o tipo de superfície. Solos arenosos ou com lama demanda uma pressão mais baixa, a fim de aumentar a superfície de contato com os terrenos escorregadios. Já na estrada a pressão deve ser maior, entendido?

Gostou das nossas dicas de calibragem? Vai colocá-las em prática para garantir uma pilotagem mais segura? Até a próxima parada!

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • QUARENTENA: COMO PREVENIR PROBLEMAS QUANDO A MOTO FICA PARADA POR MUITO TEMPO?

    30/03/2020

    QUARENTENA: COMO PREVENIR PROBLEMAS QUANDO A MOTO ...

      Desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, m...

  • Cuidados essenciais com o óleo do motor da sua Honda

    08/11/2023

    Cuidados essenciais com o óleo do motor da sua Ho...

    Que a troca periódica de óleo é fundamental para a manutenção do bom func...

  • 5 riscos de comprar peças paralelas para equipar sua moto

    26/06/2020

    5 riscos de comprar peças paralelas para equipar ...

    São muitas as opções existentes no mercado quando se trata de peças de rep...

  Avisos Importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure nossa concessionária ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui.