Menu
Você sabe o que é café racer?

20/08/2019

Você sabe o que é café racer?

Uma das mais recentes motos destes segmentos lançados no Brasil é a Honda CB 1000R.


 

Você já ouviu falar em Café Racer? Mais do que um movimento ou um estilo, Café Racer é um conceito carregado de identidade e história. Entre as décadas de 50 e 60, jovens motociclistas britânicos deram início à ideia original de Café Racer. Eles disputavam corridas pelas estradas inglesas a fim de se divertirem, contornarem a monotonia e combater o conservadorismo local. Os circuitos de moto sempre começavam e terminavam em cafés, as famosas lanchonetes e restaurantes que integravam o caminho.

Os cafés eram tradicionalmente frequentados por caminhoneiros, no entanto, tais ambientes se tornaram ponto de encontro para os jovens motociclistas que buscavam experimentar um lifestyle livre de preconceitos, escutar rock´n roll e aproveitar com os amigos.

Amantes de rock e de velocidade, os motociclistas da era Café Racer se vestiam com casacos de couro e pilotavam motos rápidas e preparadas para percorrer distâncias pequenas. As motos Café Racer eram leves, com guidão curto e tanque grande. Além disso, o design, naquela época, era mais importante do que o conforto. O assento era simples e o corpo ficava levemente inclinado para frente. E, acima do conforto e do design, estava o desempenho.

Quer entender melhor o conceito Café Racer? Então vem com a gente!

 

Como nasceu Café Racer?

 

Despretensiosamente. Assim surgiu o Café Racer. Os jovens motociclistas britânicos disputavam corridas informais, sem premiações, equipes, estrutura de competição ou motos profissionais. Os próprios pilotos amadores preparavam suas motos. A intenção era turbiná-las para melhorar o desempenho e ultrapassar os 160 km/h. Além de alterações mecânicas, eram feitas alterações estéticas. Tudo era permitido! Do outro lado, os caminhoneiros que presenciavam as corridas costumavam dizer que eles jamais seriam pilotos de verdade, que não passariam de “pilotos de café”, o que deu origem ao “Café Racer”.

 

Café Racer de novo em alta?

 

Mesmo depois de muitos anos passados desde seu surgimento, Café Racer continua vivo. Perfeito para entusiastas da cultura vintage e retrô, o fenômeno Café Racer está em alta e segue inspirando motociclistas pelo mundo. Cada vez mais os apaixonados por motos têm se rendido ao típico charme Café Racer. Há os que personalizam suas motos  seguindo essa proposta e os que escolhem motos que já carregam em seu DNA o estilo Café Racer de ser

.

Honda e Café Racer: o que tem a ver?

 

O Café Racer marcou a história e, pelo visto, vai continuar fazendo parte da tradição motociclística, ainda que de maneira renovada. A Honda acompanha as tendências mundiais. Por isso, sua nova CB 1000R é moderna, mas traz à tona o conceito Café Racer. O modelo possui design único, que mescla linhas esportivas com elementos típicos do café racer propositalmente adaptados aos tempos atuais. Vale a pena conferir! 

E aí, gostou de ficar por dentro da pegada Café Racer? Fique de olho em nossas próximas paradas e saiba muito mais sobre o mundo fascinante do motociclismo. Ah, e se quiser deixar uma sugestão de tema para novos artigos, use o espaço dos comentários para opinar.

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Como evitar o coronavírus: dicas de prevenção para mototaxistas

    28/03/2020

    Como evitar o coronavírus: dicas de prevenção p...

    Em tempos de coronavírus, não dá para negar que meios de transporte individ...

  • 8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

    01/07/2020

    8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

    O consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de pessoas f�...

  • MOTOEXPERIÊNCIA: UMA VIAGEM A DOIS

    17/04/2019

    MOTOEXPERIÊNCIA: UMA VIAGEM A DOIS

    Marcos Paulo, analista de sistemas e Elba Santos, historiadora, depois de muit...

  Avisos Importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure nossa concessionária ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui.