Menu
8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

01/07/2020

8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

Pensando em fazer um consórcio, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto?


O consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de pessoas físicas ou jurídicas. É uma espécie de poupança coletiva, um investimento em comum, um autofinanciamento destinado à aquisição de bens móveis ou imóveis, além de serviços.

Nos grupos de consórcio várias pessoas contribuem juntas com uma parcela mensal que forma um fundo do qual, todos eles, mais cedo ou mais tarde, irão usufruir e se beneficiar quando forem contemplados por lance ou sorteio.

Se você começou este ano pensando em fazer um consórcio, confira a seguir 8 motivos para não adiar essa decisão.

1. É um investimento acessível

O consórcio é um dos investimentos mais populares do Brasil porque ele é bastante acessível. Com parcelas que cabem no bolso, essa opção facilita a conquista de bens móveis e imóveis, democratizando o acesso a aquisições materiais em diferentes camadas sociais.

Como o parcelamento é feito de maneira integral, o valor do bem é dividido totalmente pela quantidade de parcelas pré-estabelecidas no contrato. Assim, não é necessário ter uma grande entrada para a compra.

2.     É uma forma econômica de conquistar o que você deseja

Não importa se você sonha com uma moto, um carro ou uma casa, o consórcio é uma forma econômica de alcançar o que você almeja em termos materiais, isso porque é uma alternativa financeira caracterizada pelos baixos custos.

Cumpre ressaltar que não existem juros nos consórcios. O cliente paga apenas uma taxa de administração e os valores não são elevados.

3. O funcionamento do consórcio é simples

Ao contrário do que muitos imaginam, o consórcio não é um bicho de sete cabeças. Seu funcionamento é simples e fácil de entender, sendo a contemplação sujeita a dois tipos de mecanismos distintos: lance ou sorteio.

Havendo qualquer dúvida, os próprios consultores nas concessionárias são capazes de responder aos questionamentos..

4. O consórcio é uma escolha segura

Sem dúvida nenhuma, o consórcio é uma alternativa segura para quem deseja ampliar seu patrimônio sem se submeter às elevadas taxas de juros dos financiamentos. Não há riscos financeiros para quem opta pelo consórcio e o cliente está completamente protegido pelos termos estabelecidos no contrato.

5. A flexibilidade é uma grande vantagem

Quem faz o prazo do consórcio é o próprio consorciado. Após a contemplação, é possível antecipar as parcelas, amortizar o saldo e reduzir o prazo inicialmente contratado, encurtando assim o período do consórcio.

6. Não é obrigatório escolher um bem de valor igual ao da carta

Caso o consorciado deseje, ele pode comprar um bem de menor ou maior valor. Caso queira um veículo de valor superior, é possível usar recursos próprios para completar o que falta. Se custar menos do que a carta, o crédito pode ser usado para abater parcelas.

7.     O valor da carta é atualizado

O consórcio acompanha o mercado e o valor da carta de crédito é sempre atualizado para garantir o poder de compra. Isso é preciso porque alguns grupos de consórcio podem durar anos e, nesse período, o valor do bem pode variar no momento da contemplação. Desse modo, os valores são reajustados respeitando os critérios estabelecidos no contrato.

8.     O consórcio estimula o consumo consciente

Essa modalidade de compra estimula o consumo responsável e consciente. Ao entrar em um consórcio, o consumidor planeja a aquisição futura com base no que pode pagar, levando em consideração o seu orçamento. Isso é um incentivo real à organização financeira e planejamento mensal, o que de certo modo, blinda o consorciado em relação às compras por impulso.

 Viu quantas boas razões para fazer um consórcio ainda em 2020? Você ainda tem alguma dúvida sobre essa modalidade de compra? Comente aqui.

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Você sabe o que é café racer?

    20/08/2019

    Você sabe o que é café racer?

      Você já ouviu falar em Café Racer? Mais do que um movimento ou um ...

  • Cidades para ir de moto no Sul da Bahia: guia definitivo para motociclistas

    15/02/2019

    Cidades para ir de moto no Sul da Bahia: guia defi...

    A Bahia é um daqueles lugares no mundo que toda pessoa precisa conhecer e des...

  • MOTOEXPERIÊNCIA: UMA VIAGEM A DOIS

    17/04/2019

    MOTOEXPERIÊNCIA: UMA VIAGEM A DOIS

    Marcos Paulo, analista de sistemas e Elba Santos, historiadora, depois de muit...

  Avisos Importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure nossa concessionária ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui.